Advertência no trabalho



A advertência no trabalho é um documento importante, onde fica registrado que a companhia alertou o colaborador sobre alguma conduta inadequada no local de trabalho. Assim, se o funcionário não muda sua atitude, ele pode ser demitido por justa causa.


Todas as empresas devem deixar claro para os funcionários quais atitudes são consideradas inaceitáveis no ambiente corporativo, além de dar uma chance de mudança ao colaborador, para isso serve a advertência, que funciona como um comprovante que houve o alerta ao trabalhador. São muitos os motivos que podem levar à advertência no trabalho, como, por exemplo, utilizar o celular em horário de expediente, faltas sem justificativa e insubordinação.

O primeiro passo da empresa quando vê um comportamento inadequado de um funcionário é fazer uma advertência verbal, longe de outras pessoas. Se não adiantar, a empresa deve dar uma advertência escrita, registrando a infração, de acordo com o determinado pela CLT.

O terceiro passo que a empresa deve seguir, caso o comportamento inadequado do funcionário continue, é a suspensão do colaborador e, por fim, o último passo da companhia é demitir este funcionário por justa causa.


COMPARTILHAR