Como calcular as férias de trabalho?



As férias são muito esperadas por todos os trabalhadores, por isso, além de aproveitar o descanso, é importante saber como calcular este benefício. Então, veja abaixo como é feito o cálculo de férias do trabalho, de acordo com as normas da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT):


Segundo a CLT, todo empregado com a Carteira de Trabalho registrada possui o direito de 30 dias de férias, depois de 12 meses trabalhados na mesma empresa. Se o empregado não puder ser liberado logo após este período, ele poderá receber o benefício nos 11 meses seguintes, ou a empresa terá que pagar o dobro do salário do colaborador, além de adicionais.

Para calcular as férias, devemos ter o salário recebido como base, além das horas extras e adicionais de trabalho noturno e insalubridade exercidos durante os 12 meses. Todo funcionário tem, também, o direito de receber mais 1/3 do salário nas férias. Depois de somados todos os valores, começam os descontos, como o do INSS e imposto de renda. O trabalhador também poderá vender até 1/3 das férias para a empresa, tirar os trinta dias corridos ou, ainda, parcelar o período do benefício em até 3 vezes ao ano. Portanto,de uma forma resumida, para calcular as férias, basta somar o salário mais 1/3, horas extras e adicionais, depois, descontar o INSS e o Imposto de Renda.


COMPARTILHAR