Como evitar a sobrecarga e o estresse no trabalho?



Com a tecnologia houve muita facilidade ao acesso às informações, além de muitos outros benefícios, porém, ela também é uma das culpadas pelo aumento da sobrecarga e do estresse no trabalho.


A tecnologia leva sobrecarga e estresse aos trabalhadores porque tornou o acesso à informação algo constante, aumentando o número de atividades e funções dos profissionais, além de aumentar também a cobrança. Portanto, para você não ser mais um profissional afetado pelo estresse e pela sobrecarga do trabalho, inclua os seguintes hábitos à sua rotina:

Crie um ambiente de trabalho de confiança; a cada quatro horas tenha uma conversa com alguém que goste e confie; coloque as tarefas maiores em blocos menores; mantenha sua área de trabalho limpa e organizada; separe alguns minutos do dia para refletir, sem interrupções; antes de ir para casa, faça uma pequena lista com atividades que precisa fazer no trabalho no dia seguinte; arquive ou jogue fora todos os documentos já lidos; não acumule papéis; quando estiver concentrado em uma tarefa mais complicada e longa, não atenda telefones ou responda e-mails; e inclua em sua rotina de trabalho formas que lhe deixem mais focado, como, por exemplo, uma música de fundo.

Caso, ainda assim, se sinta sobrecarregado, diminua seu ritmo; se movimente, fazendo algum tipo de exercício; e peça ajuda, dividindo as tarefas que possui com seus colegas de trabalho.


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