Como lidar com o estresse no trabalho



Toda empresa possui pessoas, ambientes e situações estressantes e, por isso, segundo a pesquisa sobre a saúde mental, feita pela Mind, que é uma Instituição de caridade inglesa, 34% dos participantes afirmaram que a maior causa do estresse em suas vidas é o trabalho.


O estresse é uma resposta do corpo quando a pessoa tem sentimentos de ameaça ou pressão. Portanto, nos ambientes corporativos é muito fácil o profissional ficar estressado, por toda a competição, hostilidade e pressão que possui nas empresas. Porém, tanto estresse só vai prejudicar o trabalhador, baixando o rendimento e a motivação no serviço.

Para não deixar que este problema lhe atinja, o profissional que se sente sobrecarregado deve se organizar de uma maneira melhor, fazendo listas das atividades necessárias por ordem de relevância e, também, conversar com seu superior, procurando formas para melhorar o ritmo no trabalho. Já se o estresse é proveniente da cobrança do chefe, o profissional deve compreender as funções e resultados que deve atingir, além de não levar trabalho para casa, para ter um tempo para descansar a mente.

Para lidar com o estresse os trabalhadores também devem aprender a lidar com as frustrações no mundo corporativo, utilizando-as como aprendizado de vida, conversar de forma clara e sincera com seus líderes e colegas de trabalho, aprender a escutar e entender as pessoas, além de pedir ao seu gestor um feedback sempre que achar necessário.


COMPARTILHAR