Como superar os obstáculos



A resiliência psicológica é a capacidade do ser humano de se superar, mesmo com tantas adversidades e obstáculos que a vida proporciona, ou seja, a pessoa consegue lidar com as pressões, imprevistos e situações difíceis, mantendo sua essência e saúde física e emocional.


Para desenvolver a resiliência e ter a capacidade de superar os obstáculos existem duas formas: a primeira seria de maneira espontânea, convivendo em um local que valoriza os relacionamentos, e a segunda fazendo um programa de capacitação, uma ação estruturada por um especialista.

É importante que todos tenhamos resiliência, já que, com ela, conseguiremos lidar melhor também com perdas, conseguindo uma rápida recuperação e se moldando de acordo com os obstáculos que surgem. No meio profissional esta habilidade também é muito importante, já que evita doenças e proporciona uma boa qualidade de vida.

Para trabalhar e adquirir a resiliência a pessoa deve ter as seguintes atitudes: possuir foco e objetivo na vida, o que lhe dará motivação para seguir sempre em frente; visualizar as situações de forma ampla, refletindo muito antes de tomar qualquer decisão; evitar ações por impulso; relaxar sempre que possível; organizar o tempo entre trabalho, lazer, família e para si mesmo; ver o lado positivo das situações; assumir riscos e ter bom humor.


COMPARTILHAR