Como tirar a segunda via da Carteira de Trabalho?



Se você perdeu, danificou ou teve sua Carteira de Trabalho furtada ou roubada será necessário obter a segunda via deste documento, então, veja abaixo como fazer:


A Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) é indispensável para os profissionais, já que é neste documento onde constam todas as experiências de trabalho do cidadão, além dele garantir os direitos trabalhistas e comprovar a contribuição ao INSS e FGTS.

Por isso, se você perdeu ou teve a Carteira de Trabalho roubada ou furtada, a primeira atitude a se fazer é abrir um B.O. (Boletim de Ocorrência) em uma delegacia. Feito o registro, você deverá ir até o local onde foi feita sua Carteira de Trabalho e solicitar a segunda via do documento. Geralmente, a emissão da CTPS acontece na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, na Prefeitura da cidade ou em um Posto de Atendimento ao Trabalhador.

Quando for à um destes lugares solicitar a segunda via da CTPS não esqueça de levar o B.O., um documento de identificação, o comprovante de residência e duas fotos 3×4. Já se o problema for que você acabou danificando seu documento, leve todos os documentos citados anteriormente e, também, a CTPS danificada. Se o local que você irá solicitar a segunda via do seu documento tiver o sistema digital não será necessário levar as fotos 3×4.


COMPARTILHAR