Curso e profissão em Arquitetura e Urbanismo



Os profissionais de arquitetura devem ter o dom da arte de criar e utilizar os espaços, melhorando a qualidade de vida de todos em sociedade.


O objetivo do arquiteto é criar, fazer projetos, modificar, desenhar e fazer mudanças nos espaços físicos solicitados, tudo de acordo com o pedido pelo seu cliente. A função desta profissão está na sociedade desde a era pré-história, quando o homem passou a viver somente em um lugar, deixando a vida de nômade. Portanto, esta é uma profissão muito requisitada, já que para elaborar, criar e construir edificações e vias públicas este tipo de profissional se faz necessário.

Quem desejar se tornar um profissional em Arquitetura e Urbanismo deve fazer o curso superior na área, o qual tem duração de 5 anos. Para conseguir executar suas funções, este profissional deverá ter conhecimentos de questões culturais, históricas, ambientais e estéticas, por isso, o curso possui matérias de diversas áreas, como Ciências Exatas e Humanas, integrando as percepções artísticas e a matemática. Algumas das principais matérias do curso de Arquitetura e Urbanismo são: desenho técnico e expressivo, planejamento urbano e regional, resistência de materiais, ética e legislação e ciências sociais.

O curso possui aulas práticas e teóricas, além de ter como obrigação o estágio e o Trabalho de Conclusão de Curso. Depois de terminado o bacharelado, o recém-formado deverá obter o registro profissional no Conselho de Arquitetura e Urbanismo da sua região, feito isso, ele estará apto à exercer a profissão. O salário médio de um profissional desta área, no Brasil, é de R$ 4066,00.


COMPARTILHAR