Diferenças entre os profissionais Júnior, Pleno e Sênior



É muito comum vermos nos anúncios de emprego as expressões Júnior, Pleno e Sênior, porém, você sabe o que isso significa? Se não, verifique abaixo as diferenças entre estes tipos de profissionais:


De acordo com especialistas, as nomenclaturas Júnior (JR), Pleno (PL) e Sênior (SR) são conforme a formação, competências e tempo de experiência do profissional. Por exemplo, os profissionais considerados JR  são os que estão começando sua carreira, portanto, assumirão funções básicas no trabalho, já o profissional PL tem um nível de maturidade mais elevado, podendo tomar decisões, que devem ser aprovadas pelo seu superior, enquanto o profissional Sênior possui autonomia para assumir um projeto ou negócio.

Quanto à formação dos níveis profissionais, o JR deve ter uma graduação, o PL uma especialização e o SR precisa de duas ou mais especializações, além de ser fluente em alguma língua estrangeira. Os salários também mudam conforme o nível do profissional. Porém, não são todas as empresas que concordam na definição das nomenclaturas, ou seja, não há padrão determinado para estes níveis. Portanto, o ideal é sempre verificar o que cada empresa precisa e procura.


COMPARTILHAR