Dress Code: vista-se de forma adequada em um processo seletivo



Para um profissional atingir bons resultados em um processo seletivo, ele precisa apresentar um conjunto de fatores, como uma boa postura, comportamento, comunicação e a apresentação pessoal, que inclui a roupa do trabalhador.


Todos os fatores citados acima são analisados pelo recrutador, e é este conjunto que mostra o perfil do profissional. Por isso, todo trabalhador deve estar atento, também, à sua apresentação pessoal, ou seja, à roupa e acessórios que utiliza, pois eles podem, até, eliminar um profissional de um processo seletivo, caso a apresentação do mesmo seja inadequada.

Toda empresa possui um código de conduta, onde está incluso o Dress Code, que orienta como o colaborador deve se vestir no trabalho para garantir que a imagem da empresa não seja afetada e que o profissional passe a mensagem que a companhia deseja. Um exemplo disso são as empresas de investimento, que exigem que os seus colaboradores utilizem terno e gravata, com o intuito de passar mais credibilidade e segurança para o cliente.

Portanto, cada tipo de empresa tem um Dress Code diferente, assim, quando for participar de um processo seletivo, analise o perfil da companhia, verificando se ela é mais formal ou informal, tradicional ou inovadora e etc. Para isso, você também pode analisar o site da empresa e as fotos dos colaboradores que constam no portal. Depois disso, para evitar erros na apresentação pessoal, basta você se vestir de acordo com os outros funcionários desta empresa.


COMPARTILHAR