Informações sobre a profissão de Corretor de Imóveis



Os corretores de imóveis são os responsáveis por intermediar a compra, venda, locação e a permuta de imóveis. Esta profissão existe à 56 anos, já que foi sancionada no ano de 1962.


Quem deseja exercer a função de Corretor de Imóveis deve, primeiro, se formar na área, fazendo um curso Técnico em Transações Imobiliárias,TTI, ou um curso superior em Gestão Imobiliária. Depois de formado em um destes cursos, o profissional poderá se inscrever no CRECI, Conselho Regional de Corretores de Imóveis, do seu Estado. É o CRECI quem organiza e registra os profissionais, além de regulamentar e fiscalizar a profissão em todo o Estado.

Segundo uma pesquisa do Colégio Notarial do Brasil, somente nos últimos 12 meses, foram movimentados mais de 470 bilhões de reais com as transações imobiliárias, ou seja, esta é uma área muito importante para a economia do país, já que pode ajudar no crescimento econômico do Brasil.

O corretor de imóveis pode escolher a forma de trabalhar que preferir, tendo as seguintes opções: trabalhar de forma independente ou através de alguma corretora de imóveis, construtoras ou empresas judiciárias ou de loteamento. Além do profissional poder optar por alguma especialidade, como, por exemplo, o padrão dos imóveis (popular, médio ou de luxo) ou somente lançamentos, aluguéis ou loteamentos. Quanto à remuneração de um corretor de imóveis, estes profissionais são da categoria dos autônomos, portanto, não são regidos pelas normas da CLT. Desta forma, as remunerações variam, pois dependem dos resultados do próprio corretor, que ganha uma comissão por cada venda que faz. Sendo que a porcentagem desta comissão é definida pelo CRECI de cada região.


COMPARTILHAR