Laudo para pessoas com deficiência e reabilitados no INSS



Empresas que necessitam cumprir a Lei de Cotas precisam saber identificar as pessoas com deficiência. Pois não adianta a empresa ter uma boa estrutura para incluir seus funcionários, já que elas precisam, também, ter toda a documentação exigida pela fiscalização.


Os documentos exigidos pela Lei das Cotas são o laudo que caracteriza a pessoa com deficiência e o certificado para o trabalhador reabilitado no INSS. Como são muitas as dúvidas que surgem no momento de preencher as solicitações, o Ministério do Trabalho disponibiliza para quem precisar um modelo atualizado do laudo de caracterização da deficiência e outro documento, com 20 páginas, que informa todos os detalhes e critérios da forma de avaliação da deficiência.

Para avaliar a deficiência da pessoa, ainda não há um órgão público no Brasil, assim, o cidadão deverá se informar sobre as exigências de cada política ou beneficio para solicitar e providenciar o laudo, sendo através da rede particular ou pública (Sistema Único de Saúde, SUS). O que acaba gerando muito desgaste para a pessoa com deficiência, reforçando a ideia equivocada que a avaliação da deficiência precisa ser médica.


COMPARTILHAR