O que é adicional de insalubridade?



O adicional de insalubridade é um benefício oferecido aos profissionais que trabalham em condições consideradas insalubres, as regras destas condições são definidas pela Norma Regulamentadora Número 15 (NR 15), elaborada pelo Ministério do Trabalho.


É considerado insalubre o local que afeta de forma negativa a saúde do trabalhador, como, por exemplo, o profissional que mantem contato com agentes químicos, o que gera um risco de desenvolvimento de doenças. Também pode ser considerada uma condição insalubre quando a atividade é realizada em ambientes muito barulhentos, já que isso pode causar problemas auditivos.

O adicional de insalubridade é um benefício concedido aos profissionais que trabalham nesta condição, podendo ser considerado o grau mínimo de insalubridade, 10%, o grau médio de 20% ou o grau máximo de 40%. Se houver alguma dúvida sobre a insalubridade de uma atividade ou de um ambiente de trabalho, é necessário que seja feita uma perícia, a qual fará uma análise para determinar se há riscos à saúde e o grau que apresentam.


COMPARTILHAR