O que é e quem pode ser MEI?



O Microempreendedor Individual (MEI) é uma forma dos trabalhadores autônomos poderem trabalhar como uma pessoa jurídica, com CNPJ e vários outros benefícios de uma empresa.


Quando uma pessoa se torna MEI, ela passa a ter um CNPJ, ou seja, passa a trabalhar como uma pessoa jurídica, podendo emitir notas fiscais e ter acesso a empréstimos, por exemplo. Para poder ser MEI, a empresa deve ter um faturamento de até 81 mil reais por ano, além de só poder contratar um funcionário, o qual deve receber como remuneração um salário mínimo ou o piso da categoria em que trabalha.

Para se tornar MEI é muito fácil, basta se enquadrar no perfil citado acima, fazer o login no site de serviços do governo e informar os dados necessários, como RG, título de eleitor e comprovante de residência. Feito isso, acesse o site do empreendedor e realize o cadastro do seu MEI em “formalize-se”. Depois, informe os dados do negócio, confira se todas as informações estão corretas e preencha as declarações necessárias. É importante saber que o MEI deve fazer um pagamento mensal no valor de 51 reais, relativo ao simples nacional, o qual inclui a contribuição previdenciária e os impostos estaduais.


COMPARTILHAR