O que significa tirar um ano sabático?



Atualmente, é comum ouvir que algum artista parou de aparecer tanto na mídia para tirar um ano sabático, mas, você sabe o que isso significa? Se não, confira abaixo a resposta:


A palavra sabático tem origem de sabá, período entre a sexta-feira e o sábado, quando os judeus se dedicam ao descanso religioso e não praticam nenhum tipo de atividade física. Essa tradição religiosa existe com o intuito de melhorar a produtividade das pessoas. Assim, o período sabático teve início nas universidades dos Estados Unidos, no século 19. Naquela época, a licença sabática era concedida aos professores, para permitir uma reciclagem profissional.

Nos anos 50 algumas empresas começaram a fazer experiências oferecendo o período sabático para seus funcionários, os quais tiravam este tempo para se dedicar à atividades que permitam refletir e avaliar sua vida.

Porém, as férias não são consideradas um período sabático, veja a seguir algumas diferenças entre férias e período sabático: as férias são parte de leis trabalhistas, tem duração de 30 dias, são oferecidas uma vez por ano e o que o profissional menos quer neste tempo é pensar em trabalho; já o período sabático dura entre 6 meses e um ano e é um tempo para que a pessoa repense e busque evoluções na sua vida profissional e pessoal.


COMPARTILHAR