Profissão: Advogado



Um dos cursos superiores mais antigos e tradicionais do país é o de Direito, sendo que, hoje em dia, existem mais de mil cursos de advocacia no país. Os advogados possuem muito reconhecimento social e muitas opções de trabalho.


Direito é uma ciência social, a qual estuda as abas que fazem a organização e o controle das relações de uma pessoa na sociedade. Os princípios básicos que todo advogado deve ter são: a ética e o senso de responsabilidade, já que ele deverá estar atento às normas jurídicas vigentes e às relações de indivíduos e sociedade. Como são muitas as oportunidades de carreira para quem se forma em advocacia, a concorrência também é muito grande, o que exige cada vez mais destes profissionais.

A duração do curso superior de Direito é de 5 anos, além da especialização que pode ser feita após o bacharelado, algumas das opções existentes de especialização são: administrativa, ambiental, criminal, civil e consumerista. Quanto às matérias estudadas neste curso, algumas delas são: sociologia, ciência e economia política, psicologia política e pensamento contemporâneo. Uma das qualidades que um estudante de Direito deve ter é o prazer em ler, já que o curso e a profissão exigem uma carga grande de leitura e estudo. Depois de terminado o curso superior em Direito, o recém-formado deverá fazer e ser aprovado no exame da Ordem dos Advogados do Brasil, OAB, para poder exercer sua profissão legalmente.


COMPARTILHAR