Profissão: Medicina



Uma das profissões mais concorridas e respeitadas no Brasil é a medicina, além de o país oferecer muitos cursos renomados em todas suas regiões. Os profissionais de medicina possuem diversas opções de trabalho na área, assim como muitas opções para especialização, o que pode facilitar na busca de um emprego.


O objetivo do curso de medicina é colaborar na manutenção da saúde humana, oferecendo medidas que identifiquem, curem e previnam doenças. Desta forma, a faculdade desta área pode tornar os alunos aptos à lidar com a parte física, psicológica e com o bem-estar dos pacientes. Esta profissão também é uma das que possuem os melhores salários do Brasil e que sempre tem vagas no mercado de trabalho.

O bacharelado em medicina dura 6 anos em período integral e, após este curso, o estudante pode definir alguma das inúmeras áreas para se especializar. Nestes 6 anos de bacharelado, o curso tem 3 ciclos: o básico, que são os dois primeiros anos e forma o raciocínio clínico do aluno, utilizando as disciplinas teóricas; o ciclo clínico, 3º e 4º ano, quando o estudante começa a atender os pacientes de forma prática, e o internato, que são os dois últimos anos, quando o aluno já inicia seus trabalhos em plantões e escalas.

Algumas das disciplinas obrigatórias no curso de medicina são: biologia celular e molecular, anatomia, patologia, imunologia, farmacologia, fisiologia e histologia. Após finalizar sua graduação, o médico recém-formado deverá tirar seu CRM, ou seja, o número da inscrição no Conselho Regional de Medicina. Feito isso, o médico estará apto à exercer sua profissão.


COMPARTILHAR