Profissão: Motorista



Quem atua como motorista pode optar por trabalhar em diversos setores como, por exemplo, motorista particular, de transporte público e piloto de testes de corrida. Para saber mais sobre esta profissão, leia abaixo:


O motorista conduz passageiros ou cargas por um trajeto ou destino solicitado. Porém, cada função exige um tipo de categoria e habilitação do profissional, além dele ter o dever de conhecer muito bem rotas, leis de trânsito e normas de segurança. Outras características imprescindíveis para o motorista são: ter raciocínio rápido e ser prudente. Em alguns casos e serviços o motorista pode ter mais funções além de dirigir, como, por exemplo, checar os pneus, abastecer e verificar a manutenção e inspeção do veículo.

O transporte de cargas é o setor que mais contrata estes profissionais, entretanto, há várias outras áreas para atuar, como motorista de ônibus, de locomotivas e de pequeno porte, que inclui os taxistas, ubers, particulares e motoristas de locadoras.

Para se tornar motorista a pessoa deve ter os requisitos básicos exigidos pela profissão, as quais são: ter a categoria veicular na Carteira Nacional de Habilitação adequada ao trabalho e ter a formação necessária, como os cursos de boas práticas e de conhecimento de leis, por exemplo.


COMPARTILHAR