Profissional de Gastronomia e culinária



Com tantos programas de televisão dedicados à gastronomia atualmente, as pessoas vem se interessando sobre o assunto cada vez mais, além da maior procura pela alimentação saudável pelos brasileiros. Estes são alguns dos motivos do profissional Gastrônomo ser indispensável.


A função dos profissionais de gastronomia e culinária é criar pratos e cardápios, tendo a opção de atuar na preparação dos alimentos direta ou indiretamente. O Gastrônomo também pode escolher trabalhar na administração, gerenciando estoques, coordenando equipes de cozinheiros e capacitando colaboradores. Estes profissionais tem a opção de trabalhar em restaurantes, bares, hotéis e etc.

Para se tornar Gastrônomo o interessado deve fazer um curso superior com duração de 4 anos ou o curso tecnólogo, que dura 2 anos. Durante o curso, são oferecidas aulas práticas e teóricas, tendo, na maioria das vezes, uma cozinha montada na própria instituição de ensino. Algumas das matérias estudadas no curso de gastronomia são: História da Gastronomia, Análise Sensorial, Gestão de Pessoas e Materiais, Nutrição, Segurança Alimentar, Gestão Financeira, Administração e Empreendedorismo. Para finalizar o curso e poder começar a exercer a profissão, o estudante precisa, apenas, elaborar o Trabalho de Conclusão de Curso e fazer um estágio supervisionado.


COMPARTILHAR