Qual a importância do RH?



Antigamente, o setor de recursos humanos de uma empresa tinha como funções apenas atividades burocráticas, como, por exemplo, preencher os papéis de contratação e demissão dos colaboradores e calcular a folha de pagamento, de benefícios e encargos.


As funções burocráticas foram as principais atividades do setor de RH por muito tempo, até existir a necessidade de criar e preparar equipes de colaboradores que estivessem aptos aos trabalhos solicitados e de acordo com a cultura corporativa proposta. Foi assim que a importância do RH começou a aumentar e vem, cada vez mais, se expandindo. Já que, hoje em dia, existe até o RH estratégico, que exclui as funções burocráticas do setor e o inclui nas tomadas de decisões.

Para muitas empresas o RH é considerado fundamental na estratégia corporativa, pois são estes profissionais que podem e conseguem alinhar os objetivos da direção da empresa com os colaboradores da mesma. Os profissionais de RH também são capacitados a desenvolver equipes e criar novas estratégias para manter os talentos na companhia. Por isso, é o setor de RH o responsável por fazer os processos seletivos de trainees, conduzindo várias etapas e avaliações, identificando entre os candidatos aqueles que podem fazer diferença para a empresa.


COMPARTILHAR