Quem pode ter horário flexível no trabalho?



Atualmente, muitos profissionais já possuem horários flexíveis de trabalho, porém, muitos outros também desejam este benefício. Mas como saber se o seu tipo de trabalho permite ter horários flexíveis?


Trabalhar com horários flexíveis permite que o profissional use de melhor forma seu tempo, podendo fazer tarefas pessoais em horário comercial e acompanhar de forma mais próxima o desenvolvimento de seus filhos. Quem deseja trabalhar com horários de entrada e saída diferentes ao longo da semana, pode fazê-lo, porém, isso deve estar acordado no contrato de trabalho e desde que respeite a carga horária total da jornada de trabalho definida no documento, de acordo com as leis brasileiras.

Também há outras possibilidades de trabalhar com horários flexíveis, trabalhando por período e recebendo por hora trabalhada ou por diária e, mesmo assim, ainda tendo direito a férias, FGTS, previdência e 13º salário proporcionais.

Entretanto, há algumas áreas que não permitem esta flexibilidade de horário, já que a presença física do profissional é necessária, como, por exemplo, profissionais da área de produção em fábricas e de atendimento ao cliente. Geralmente, as profissões que oferecem horários flexíveis são as que possuem funções que podem ser realizadas em outro local, como, por exemplo, designs gráficos.


COMPARTILHAR