Resolva os problemas “sem solução”



Muitas vezes nos deparamos com problemas que pensamos que não tem solução, porém, com muita reflexão e otimismo, podemos resolvê-los e torna-los apenas mais um obstáculo enfrentado na vida.


Todos um dia já se depararam com algum problema que parecia não ter solução, o que faz com que fiquemos pessimistas e com a mente fechada e, desta forma, acabamos impedindo qualquer oportunidade ou solução para a resolução do mesmo. O pessimismo faz com que a pessoa só enxergue os impactos negativos do problema, causando ainda mais atitudes e sentimentos negativos. Por isso, para conseguir resolver este tipo de situação, precisamos ver o todo, tentando identificar cada oportunidade que surge para, assim, resolver o problema o quanto antes.

Para conseguir pensar de maneira positiva, você precisa se questionar e responder sobre o problema que está passando, pois isso te obrigará a enxergar o lado positivo e possíveis soluções para a situação. Algumas das perguntas que você deve fazer e responder são: “Qual é o problema? Por quanto tempo isto é um problema? Qual a pior parte sobre este problema? Quando ele acontece? E de quem é a responsabilidade do mesmo?” e, sobre a solução, algumas perguntas que devem ser feitas são: “Qual o objetivo que deseja alcançar? Quais as soluções que podem ter? Quais recursos são necessários? E quais recursos você já possui?”.

Depois de respondidas as questões, reflita sobre elas e faça um plano de ação. Repita este processo sempre que necessário e, assim, você estará desenvolvendo seu cérebro para pensar diferente, mais claramente, facilitando a resolução de novos problemas, quando estes surgirem.


COMPARTILHAR