Técnica Pomodoro



Se você precisa de uma ferramenta para gerenciar seu tempo e ser mais produtivo em seus estudos ou trabalho, conheça a técnica Pomodoro:


A técnica Pomodoro é uma estratégia criada por um universitário italiano, Francesco Cirillo, no fim dos anos 80, que procurava uma forma de ser mais produtivos em seus estudos. O nome da técnica veio porque Cirillo utilizou um timer de cozinha com o formato de tomate (que se chama pomodoro em italiano) para poder organizar suas tarefas.

Assim, o italiano girava 25 minutos do timer e utilizava este tempo para se concentrar totalmente nas suas tarefas. Depois de analisar os resultados, ele divulgou sua técnica no ano de 1992. Portanto, se uma pessoa separar o fluxo de trabalho em blocos de concentração máxima, o cérebro consegue ter uma melhor agilidade e estímulo para o foco necessário.

Se você deseja iniciar a técnica Pomodoro, serão necessários os seguintes materiais: timer ou cronômetro, lista ou planilha, lápis e borracha. Estando com todos os materiais, você precisa escrever todas as suas tarefas diárias, dividindo o tempo de execução de cada uma em 25 minutos e dando o máximo de si neste período. Os intervalos devem ser de 5 minutos e devem ser utilizados para fazer atividades que não tenham relação com o trabalho. A cada 4 ciclos, faça uma pausa maior de 15 a 30 minutos para descansar.

Alguns benefícios desta técnica são: redução da ansiedade, aumento do foco e maior concentração nas tarefas, o que diminui o tempo desperdiçado e as distrações.


COMPARTILHAR