Tipos de contratação em empresas



Um dos fatores a ser analisado quando vemos um anúncio de emprego é o tipo de contratação proposto pela empresa, já que devemos saber se, no momento, determinado tipo nos atende. Por isso, veja a seguir os tipos de contratação existentes em uma companhia


Cada tipo de contrato atende um tipo de trabalhador, não significando que um é melhor que o outro, apenas são propostas e necessidades diferentes. Por isso é muito importante ter conhecimento dos tipos de contratação que existem. Então, veja abaixo os principais tipos de contratação de uma empresa:

O tipo Pessoa Jurídica é para o trabalhador que pode fazer suas atividades com liberdade, podendo escolher seus horários e trabalhar para várias empresas ao mesmo tempo. Porém, o PJ não recebe nenhum benefício, somente o pagamento de acordo com seu serviço.

O Freelancer pode ser PJ, MEI ou autônomo e faz trabalhos eventuais para empresas, quando estas necessitam de alguém fora do seu quadro de funcionários. Neste tipo de contratação, o profissional deve respeitar os prazos estabelecidos, porém, pode fazer seu trabalho a qualquer hora e em qualquer lugar.

O CLT é quando a carteira de trabalho é assinada e o profissional tem todos seus direitos garantidos de acordo com as leis trabalhistas vigentes do país. O Estágio tem suas leis definidas pela Lei do Estágio e é destinado para os estudantes com, no mínimo, 16 anos. O Jovem Aprendiz é para jovens de 14 a 24 anos que estudam em um programa de ONG ou do Senai, Senac, Senar, Senat e Sescoop.

O tipo de contratação Temporário é regido pela CLT e é muito comum para suprir a necessidade de mais serviço das empresas durante um determinado período, como, por exemplo, nas festas de fim de ano. E o contrato por Tempo Indeterminado é estabelecido pelas normas da CLT, porém, sem uma data definida para o término da prestação de serviço.


COMPARTILHAR